segunda-feira, 19 de março de 2012

CARAVANA DA SOLIDARIEDADE CHEGA AO CACAU PIRÊRA

Um grupo de profissionais voluntários juntamente com os lideres comunitários do Cacau Pirêra realizaram mais uma Caravana da Solidariedade. A Ação ocorreu no Municipio do Cacau Pirêra proximo a  orla da cidade.

Foram disponibilizados gratuitamente a comunidade os seguintes serviços: Corte de Cabelo, Orientação Juridica, medida glicerina, Massoterapia e Orientação do projeto Minha casa Minha vida. Milhares de pessoas foram beneficiadas com os serviço prestados.

 

Expectativa superada

 

Para a idealizadora do projeto, Dr. Kátia Santos os resultados são maiores que o esperado. “Quando percebi, tudo estava acontecendo ao meu redor. Não imaginei que as coisas ganhariam tão grande dimensão”, afirma. Há aproximadamente um ano, Kátia Santos coordena ações voluntárias e sem fins lucrativos em prol da comunidade do Cacau Pirêra e Iranduba. Segundo ela, a motivação e gerada  pela dificuldades que o povo destes municipios, tem para conseguir estes  tipos de beneficios  e isso foi suficiente para que a ideia ganhasse vida e crescesse. “Já estamos colhendo os bons frutos desta ações. Entretanto, qualquer ajuda voluntária continua sendo bem-vinda, finaliza.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Bairro do Alvorada I, II,III recebem mutirão de limpeza.


Os moradores do bairro das Alvoradas I,II e III estão recebendo nesta Terça-feira (13) uma operação especial da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) que esta promovendo um mutirão de limpeza no local, a pedido do Vereador Marcel Alexandre(PMDB), em parceria com o Lider Comunitario do Bairro Wagner Barros, através do requerimento de numero 23.88/2011

Esse mutirão não diz respeito à Operação Impacto de Combate à Dengue. Trata-se de um mutirão de limpeza comum, como é feito diariamente em pelo menos um bairro da cidade.
Nesta operação de limpeza os moradores do alvorada I, II,e III vão poder colocar para fora móveis e utensílios velhos, restos de poda e corte de árvores e de jardinagem.

sábado, 10 de março de 2012

Candidatos a conselheiro tutelar têm prova escrita no domingo

Os  mais de 300 candidatos aos cargos de conselheiros tutelares têm prova escrita, ou de suficiência, neste domingo (11.03). Quem ainda não sabe o horário, local e sala onde vão realizar a prova deve acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível no endereço eletrônico http://www.comvest.ufam.edu.br.
A Comissão Permanente de Concursos – Comvest, ligada à Universidade Federal do Amazonas – Ufam, é a responsável por esta fase do processo. Para acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição é simples. Após entrar no portal da Comvest, o candidato deve clicar em “CCI” constante do título “Processo Eleitoral Conselheiro Tutelar 2012/2015”. Em seguida, preencher com o nome completo e a data de nascimento.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Amanda Cristina Ferreira informou que, no total, 442 pessoas se inscreveram no processo, mas somente 327 vão realizar a prova escrita.
A eleição acontece no dia 20 de maio e os eleitos vão ser empossados no início do segundo semestre, para o triênio 2012-2015. Mais informações por meio do telefone: 3236-8640.

quinta-feira, 8 de março de 2012

FELIZ DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES



Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.
Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.
Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida.
A discriminação era tão grande e séria que chegou ao ponto de operárias de uma fábrica têxtil serem queimadas vivas, presas à fábrica em que trabalhavam (em Nova Iorque) após uma manifestação onde reivindicavam melhores condições de trabalho, diminuição da carga horária de 16 para 10 horas diárias, salários iguais aos dos homens – que chegavam a ganhar três vezes mais no exercício da mesma função.
Porém, em 8 de março de 1910, aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina, onde assuntos de interesse das mulheres foram discutidos, além de decidirem que a data seria uma homenagem àquelas mortas carbonizadas.
 No governo do presidente Getúlio Vargas as coisas no Brasil tomaram outro rumo. Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, as mulheres brasileiras ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito ao voto e a cargos políticos do executivo e do legislativo.
Ainda em nosso país, há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros
  
Essas conquistas contribuíram, e muito, para que as mulheres hoje, nos países civilizados, estivessem em melhores condições nos âmbitos familiar, social e profissional. Oremos pelas pobres mulheres que ainda são discriminadas, maltratadas e mortas em países liderados por fundamentalistas muçulmanos

É importante afirmar também, neste dia, que, na Bíblia Sagrada, ao contrário do que assevera o movimento feminista, as mulheres não são discriminadas. Pelo contrário, são honradas. E até Paulo, que é tachado de machista, ensinou: “Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25)
.

,PARA VOCÊ, MULHER TÃO ESPECIAL...
 

 FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER ! 

E O QUE DESEJA O BLOG DAS COMUNIDADES.

quarta-feira, 7 de março de 2012

PSC inaugura sede regional em Manaus na sexta-feira


O presidente do diretório regional do Partido Social Cristão (PSC) no Amazonas, deputado estadual Francisco Souza, e o Presidente Nacional da sigla inauguram, nesta sexta-feira, às 12h, a sede do diretório regional do partido em Manaus, localizada na Avenida Urucará, Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.
O evento reunirá filiados, autoridades municipais e estaduais, formadores de opinião, além de toda executiva estadual. Com o slogan “O ser humano em primeiro Lugar”, a sigla que reúne cerca de 30 mil filiados em todo o Estado. A data marca um novo momento do PSC no Amazonas.
Ainda na sexta-feira, a Executiva Nacional e Regional também irão inaugurar às 16h, a sede do diretório municipal de Iranduba, localizada na Avenida Amazonas, 51, Centro.

segunda-feira, 5 de março de 2012

INSTITUIÇÃO ALTERNATIVO DAS ALVORADAS E ALUNOS DE SERVIÇO SOCIAL DA FACULDADE FAMETRO PARTICIPAM DE UMA MANHÃ SOLIDÁRIA.


As pessoas que migram para outros países buscam uma melhor oportunidade de vida. O drama dos haitianos continua, após mais dois anos da tragédia do terremoto de magnitude 7 que devastou o país em 2010. Desde então, os imigrantes tem encontrado abrigo no Amazonas.

Os Haitianos que estão em Manaus mas precisamente na igreja Evangélica Unida Do Brasil  receberam na manhã deste Domingo 04.03.2012 os voluntários da instituição ALTERNATIVO DAS ALVORADAS, mas um grupo de 70 alunos do curso de SERVIÇO SOCIAL da FACULDADE FAMETRO que vieram a convite do presidente da instituição ALTERNATIVO DAS ALVORADAS, Luciano Maquiné. Os estrangeiros foram visitados de maneira calorosa pelos grupos.
Cumprido a promessa da HONRA o presidente Luciano Maquiné concedeu a oportunidade para os voluntários e alunos colocarem em prática o discurso da COMPAIXÃO. Orações, cânticos, abraços brincadeiras e ofertas como alimentos, roupas, café da manhã e um sopão, foram semeados na vida dos Haitianos. Acompanhados pela professora de FHTM da FAMETRO A SR. Marly Marinho, os alunos do curso de SERVIÇO SOCIAL puderam conferir as situações que se encontram os Haitianos em Manaus.

Segundo o Lider da igreja Pastor Alcimar, esse tipo de ações e atividades sociais são bastante importantes para ajudar esse povo do HAITI.
Para o Lider Comunitário do Alvorada Wagner Barros é preciso enxergar nos haitianos, um ser que tem sofrimentos e sonhos. “Cada haitiano tem sua história, uma família, é preciso considerar a alma, o sofrimento, a esperança e os sonhos desse povo. Eles praticamente foram forçados a deixar o seu país, após o terremoto”.
Marie, queé haitiana, disse que eles vieram em busca de uma vida digna e melhor. “Eles vieram com o objetivo de trabalhar, estudar e depois trazer a família e um dia voltar para o país de origem, para mostrar aos filhos suas origens”, contou.
Os profissionais de comunicação também estiveram presente tendo um papel importante nessa caminhada rumo à efetivação de direitos humanos. alguns deles, estão  fazendo e pedido que seus colegas de profissão evitem criar um clima de alarme e criminalizar a migração de haitianos. A orientação é que profissionais da mídia abram mão de termos como "invasão” e "ilegalidade”, quando abordarem o assunto

Os Haitiano puderam expressar sua alegria através das danças, brincadeiras e no momento do louvor. Além do apoio espiritual, a instituição juntamente com os alunos se responsabilizaram em ajudar mais ainda com doações de roupas e alimentos.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Programa Leite do Meu Filho vai dá início à segunda fase de Inscrição e vai atender crianças até 5 anos


A Prefeitura de Manaus dá início na próxima segunda-feira, dia 5, à segunda fase do processo de cadastramento das crianças a serem atendidas pelo Programa de Nutrição Infantil Leite do Meu Filho, executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A grande novidade é que, a partir de agora, o benefício se estenderá também a crianças até 5 anos de idade. Na primeira fase, apenas crianças com idade máxima de 3 anos e 11 meses foram contempladas.
O cadastro da segunda fase será realizado no sambódromo, até 9 de março, das 8 às 17 horas. Para efetivá-lo um dos pais ou responsável criança deve levar a certidão de nascimento da criança, CPF e RG da mãe e comprovante de residência da família. Nos casos de morte materna é preciso levar o original e cópia da Certidão de Óbito. Atenção:  o CPF da mãe é obrigatório, ou seja, mesmo sendo o pai responsável pelo cadastramento, ele deverá apresentar o CPF da mãe. No caso de responsável legal, ele deve apresentar a Guarda ou Tutela, seu CPF, RG, comprovante de residência e certidão de nascimento da criança. Além de mãe e pai, são considerados responsáveis o companheiro/marido da mãe, tios (as), avós (maternos ou paternos), com os seus respectivos CPFs.
Todo o procedimento para o cadastramento é informatizado. Por este motivo, não é necessário que mães levem as crianças ao sambódromo, evitando assim, que elas estejam expostas ao calor e à chuva. É importante ressaltar que as crianças já cadastradas na primeira fase não precisam cadastrar-se novamente.

Critérios – O principal critério para o ingresso das crianças no “Leite do Meu Filho” é o da vulnerabilidade social. No entanto, para que o programa alcance seus objetivos de suprir as deficiências nutricionais da criança e garantir o efetivo acompanhamento de sua saúde, foram definidas algumas condições a serem cumpridas pelas famílias inscritas. Essas condicionantes foram elaboradas com o apoio de um grupo técnico, composto por pediatras, nutricionistas, enfermeiros e assistentes sociais.
Na faixa de 0 a 6 meses, seguindo as diretrizes da política de promoção e incentivo ao aleitamento materno, a inscrição no programa está condicionada aos casos de morte materna ou de filhos cujas mães sejam portadoras de HIV.