O governador Omar Aziz anunciou, neste fim de semana, um conjunto intervenções viárias que serão realizadas para dar fluidez ao trânsito nas vias de acesso à ponte Rio Negro. O estado aguarda a liberação de financiamento, já aprovado no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para iniciar as obras de duas passagens em desnível na avenida Coronel Pedro Teixeira (estrada da Ponta Negra), em frente ao templo da Igreja Restauração. Já o retorno na subestação da Manaus Energia, deverá ser deslocado para mais adiante, a cerca de 600 metros.
Outras três intervenções serão feitas no lado de Manaus para dar alternativas de saída da ponte. Uma por dentro da Compensa, em direção ao Centro, passando pela Glória e São Raimundo, e outra ligando os bairros Santo Agostinho e Lírio do Vale, zona oeste, onde também está sendo planejada uma terceira passagem de nível, cruzando a avenida Coronel Pedro Teixeira. Também é aguardada a liberação de cerca de R$ 160 milhões, já aprovados no BNDES, para a duplicação da rodovia Manuel Urbano (AM-070), de Iranduba até Manacapuru, com contrapartida do Estado. “O projeto está pronto para ser licitado assim que o recurso for liberado”, garantiu.
Segundo o governador, o novo retorno na estrada da Ponta Negra, está sendo discutido com o Exército, que deverá liberar o espaço para a obra. Todas as mudanças também estão sendo discutidas com o órgão de trânsito municipal, o Manaustrans. O governador não definiu o dia do inicio das obras, mas destacou que o tempo de execução será curto. Ele disse que tem pressa para realizar o mais rápido possível e que as obras das passagens de nível não devem demandar muito tempo, segundo cálculos dos técnicos. O maior entrave, segundo ele, seria as tubulações do gasoduto, de fibra ótica e de água. “Eu já aprovei o projeto. Já discutimos com os técnicos. Agora, só está dependendo da aprovação da Prefeitura. Por se tratar de uma obra dentro da cidade de Manaus é importante discutir com os órgãos do município”.
Já em relação às duas saídas pela Compensa e Lírio do Vale, esta última com passagem de nível, ele afirmou ter autorização do empréstimo para o ano que vem. O governador lembra aos condutores de veículos que existe soluções alternativas de acesso à avenida Brasil que não precisam necessariamente pegar o retorno em frente à subestação de energia. O condutor pode acessar as vias por dentro do São Jorge, sair na avenida Brasil, sentido Ponta Negra, e fazer o retorno em frente à sede do Governo.
Para o governador Omar Aziz, é natural que neste momento o fluxo de veículos na ponte seja grande, devido à curiosidade das pessoas em conhecer o monumento e que as situações adversas detectadas neste primeiro momento irão se ajustando com o tempo. Ele acredita que em dezembro, com inauguração da iluminação cênica, a ponte vai se tornar um cartão postal ainda mais visitado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário