segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Moradores temem desmoronamento na Colônia Antônio Aleixo, em Manaus


Manaus - Moradores da rua Nova Esperança, na esquina com Beira Rio, do bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus, reclamam por causa de um desmoronamento que ameaça as casas. A cratera, cheia de lixo, aumentou na manhã desta segunda-feira (02).
Segundo os moradores, medo tomou conta de todos pouco antes do Réveillon. A dona de casa Raimunda Nascimento mora na rua há 20 anos e cobra uma resposta da Defesa Civil.
"Não comemoramos a virada do ano como queríamos, mas estamos entrando no novo ano com muita esperança. Esperamos que os políticos e a Defesa Cívil nos dê uma resposta, pois a próxima casa que poderá cair será a minha. Tenho cinco filhos para criar e infelizmente não tenho condições de morar em um lugar melhor", desabafou a dona de casa.
No total, duas casas já desmoronaram, de acordo com Raimunda, que também ressaltou a falta de iluminação pública na rua. Os postes, todos sem lâmpadas, conforme foi constatado pela equipe do Portal D24AM, servem de moradia para abelhas e cupins. Ainda conforme a dona de casa, crianças já foram picados pelas abelhas. Por conta da escuridão, uma moto acabou caindo no buraco deixando uma vítima fatal.
O carpinteiro Evangelista Protagno afirmou que a Defesa Civil já esteve no local três vezes. "Sofremos com esse problema há quase 10 anos", protestou.
Evangelista revelou que a cratera foi aberta por conta de obras realizadas pela prefeitura. Segundo ele, foi feito uma tubulação por baixo da rua, porém, um buraco se abriu e ninguém voltou no local para resolver a situação. Evangelista afirmou que a Defesa Cívil prometeu que voltaria ao local na primeira semana de dezembro.
Estado reconhece o risco
O engenheiro Cláudio Belém, da Defesa Civil, afirmou que a área já está incluída em um projeto de grandes erosões de áreas habitadas. Segundo ele, tanto o município quanto o estado já estão cientes do problema.
Claudio ressaltou que o desmoronamento está sendo monitorado, a fim de realizarem uma intervenção e recuperação do local. Segundo o engenheiro, ainda não existe uma data para dar inicio as obras.
O engenheiro admitiu também que já esteve no local outras vezes  e conscientizou a população para que comunique imediantamente a Defesa Civil quando houverem novos desabamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário