Um caixa eletrônico 24 horas, situado na esquina das ruas Visconde de Porto Alegre com Avenida Tefé, na Praça 14 de Janeiro, na Zona Sul de Manaus, foi literalmente explodido, por volta das 03 horas da madrugada deste domingo de Páscoa, quando uma quadrilha composta por cinco homens, instalou uma potente bomba composta de artefatos à base de TNT e acionou detonador que mandou pelos ares o caixa eletrônico do Banco Itaú.
O vigia do prédio onde funcionou a Justiça do Trabalho acionou a polícia quando a quadrilha ainda estava instalando a bomba para explodir o caixa eletrônico, por isso foi possível fechar o cerco na área e, logo depois da explosão, policiais militares que patrulhavam a Praça 14 de Janeiro conseguiram prender toda a quadrilha. A explosão foi tão forte que os pedaços do Caixa Eletrônico voaram para mais de dez metros de distância, e carros estacionados a até 150 metros do local da explosão, tiveram seus alarmes acionados, segundo os moradores que acordaram apavorados com o barulho ensurdecedor da explosão.
Todos os presos envolvidos na explosão foram levados do local algemados para a sede da Delegacia Geral e foram autuados em flagrante delito no cartório da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) da Polícia Civil, na avenida Pedro Teixeira, em frente ao Sambódromo, pela delegada Emília Ferraz,
A assessoria de imprenda da Polícia Civil informou que somente às 10 horas de amanhã, numa entrevista coletiva à imprensa, os membros da quadrilha que explodiu o caixa eletrônico 24 horas do Banco Itaú da Praça 14 de Janeiro serão apresentados e suas identidades serão reveladas.
Há informação de nem todos os assaltantes são naturais de Manaus. Houve troca de tiros no local da explosão, porque os policiais que atenderam a ocorrência foram recebidos à bala pela quadrilha.
As armas do bando e parte dos artefatos apreendidos, como também carros roubados e usados no crime, também foram apreendidos e serão apresentados à imprensa, na sede da DRCO, na presença de diretores do Banco Itaú. Esta foi a primeira explosão de Caixa Eletrônico em Manaus, diferentemente de outros assaltos em que os bandidos apenas usaram pés de cabra para arrombar as portas dos cofres onde ficam as gavetas com o dinheiro.