segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PDT e PSD dominarão a Câmara Municipal Manaus .

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) terá nova composição de bancadas a partir do próximo dia 8 de outubro. Com o troca-troca partidário dos parlamentares — motivado pelo fortalecimento do PDT e a criação do PSD —, partidos deixarão de ter representatividade na casa e outros ganharão força.

No novo cenário, o PTB será desbancado pelo PDT, que passa a ser a maior bancada. O PSD assume segunda posição, tirando o posto que pertence, atualmente, ao PP e ao PRP.

A legislação eleitoral permite a migração partidária até o dia 6 de outubro, um ano antes da eleição. Os partidos responsáveis por todo a realinhamento são o próprio PDT, que está prestes a ganhar um ilustre filiado — o prefeito Amazonino Mendes — e o PSD, do governador Omar Aziz. Toda a movimentação tem um foco: as eleições de 2012.

Até o momento, quatro dos seis petebistas da CMM já anunciaram que irão seguir os passos de Amazonino para o PDT: Dr. Dênis, Luiz Alberto Carijó, Marise Mendes e Wilton Lira.

Com a saída deles, a legenda ficará apenas com Isaac Tayah (presidente da CMM) e Reizo Castelo Branco (presidente municipal do partido), que ameaça pedir na Justiça os mandatos dos dissidentes.

Na onda de ingresso no PDT, anunciaram também filiação à sigla Francisco da Jornada (PP) e Roberto Sabino (PRTB).

Além desses, outro que sinaliza ingresso no partido de Amazonino é o ex-socialista Gilmar Nascimento, que era ligado a Serafim Corrêa (PSB). Assim a bancada do PDT passaria a ter sete membros.

Na carona do governador Omar Aziz, deverão entrar no partido Amauri Colares (PSC), Jaildo dos Rodoviários (PRTB), Dr. Gomes e Glória Carrate, ambos do PMN.

Com a filiação de Jaildo, o PRTB perde sua representatividade, assim como o PMN com a desfiliação de Gomes e Carrate, mas o PSD ganha quatro vereadores de uma vez só.

Caso Homero de Miranda Leão e Wilker Barreto decidam migrar para o PDT, o PHS também sumiria da CMM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário